Veja onde ocorrerão protestos dentro e fora do Brasil nos próximos dias


De norte a sul do Brasil — e até em alguns pontos do Exterior —, os próximos dias serão marcados por manifestações que prometem movimentar as ruas e ambicionam mudar os rumos do país. As pautas são as mais variadas: vão desde a defesa da Petrobras até o impeachment de Dilma Rousseff, passando por direitos dos trabalhadores e reforma política.



Veja o mapa dos protestos dentro e fora do país:


Em Porto Alegre, as movimentações começam nesta quinta-feira, com dois protestos no Centro. Apesar de percorrerem trajetos paralelos quase no mesmo horário, dois grupos reivindicarão pautas diferentes.
Um deles, articulado por diversos sindicatos, movimentos de esquerda, PSOL, PSTU e pelo DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se concentrará no Paço Municipal, de onde seguirá até o Palácio Piratini para protestar contra os "ataques" dos governos Dilma, Sartori e Fortunati aos direitos dos trabalhadores. 

— A ideia é tentar convocar uma greve geral de trabalhadores em todo o país — diz Matheus Gomes, representante do DCE da UFRGS e da Assembleia Nacional de Estudantes — Livre (Anel).
Com integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Via Campesina, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes (Ubes) e Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), o outro protesto sai em defesa da Petrobras e da democracia em dois atos. O primeiro será em frente à Refap, em Canoas, às 7h. Às 10h, os manifestantes se concentram no Largo Glênio Peres, de onde seguirão para a Praça da Matriz.
A atividade é a mesma que está marcada para ocorrer em cidades de todo o Brasil — e em outros pontos do Rio Grande do Sul — na sexta-feira. Na Capital, a manifestação foi adiantada "em função de questões políticas", segundo a CTB. Mais "governista" dos atos marcados para os próximos dias, a manifestação não sairá em defesa de Dilma, segundo os organizadores.
— Faremos a caminhada em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Estamos questionando pautas que foram aprovadas pelo governo e que flexibilizam os direitos dos trabalhadores — explica Guiomar Vidor, presidente na CTB.
No domingo, o foco será impeachment. Criado pela internet durante os protestos de junho de 2013, o Movimento Brasil Livre (MBL), marcado por pautas liberais, convoca um ato que deve ocorrer em mais de 50 cidades brasileiras, entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Eldorado do Sul. Também estão marcados atos em Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Sidney (Austrália).
O grupo reivindica a saída da presidente Dilma Rousseff do cargo e o fim da corrupção, mas rejeita a hipótese de intervenção militar, segundo os organizadores:
— Teve gente que tentou se apropriar das nossas manifestações, que são democráticas, para defender um golpe militar. Somos contrários a quaisquer rupturas do processo democrático — assegura o cientista político Fábio Ostermann, um dos fundadores do MBL.
Representante do movimento em Porto Alegre, Ostermann diz que, apesar de contar com membros vinculados a partidos, o grupo é apartidário. Nesta quarta-feira, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) manifestou "apoio total"às manifestações contra a presidente Dilma Rousseff, capitaneadas pelo MBL.
Movimento cultural fará "coxinhaço" na Redenção
Em resposta às manifestações pelo impeachment marcadas para o próximo domingo, outro evento, divulgado via Facebook, será realizado na Redenção: o "Coxinhaço", criado pelo Bloco da Diversidade, que se afirma como um "movimento cultural para lutar contra o conservadorismo da sociedade".
A partir das 10h, coxinhas de galinhas serão assadas em churrasqueiras instaladas próximas aos arcos do famoso parque da Capital. De acordo com a página do evento na rede social, o objetivo é reafirmar a importância da democracia. O encontro deve se estender até as 14h — com roda de samba e dança, garantem os organizadores. *ZERO HORA

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blog Carlinhos Silva © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot