Locutor Luciano do Valle morre aos 70 anos
Morreu na tarde deste sábado (19), aos 70 anos, o narrador e locutor Luciano do Valle. Luciano morreu em Uberlândia, Minas Gerais depois de passar mal e ser internado em um hospital particular da cidade. Ele saiu de São Paulo e foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira, pelo Corpo de Bombeiros. O narrador chegava a cidade mineira para cobrir o jogo de Atlético- mineiro e Corinthians, que acontece neste domingo no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luciano do Valle começou cedo na profissão.
Nascido em Campinas, no inteiror de São Paulo, em 4 de julho de 1947, Luciano começou aos 16 anos como locutor na Rádio Educadora ao lado do radialista Lombardi Netto. Pouco tempo depois, já fazia narração de futebol para a Rádio Brasil de Campinas. Convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello, mudou-se para a capital paulista e foi trabalhar na Gazeta. Em 1968, foi para a antiga Rádio Nacional de São Paulo, onde se juntou com a equipe de esportes da emissora. Em 1970, pela Rádio Nacional, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México.
No início da década de 1970, Luciano do Valle foi para o departamento de Esportes da Globo, onde ele participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972 e da Copa da Alemanha, em 1974. Luciano narrou ainda várias provas de Fórmula-1. Participou também das coberturas dos Jogos Pan-americanos de Cáli em 1971, dos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, da Copa do Mundo da Argentina em 1978, das Olimpíadas de Moscou em 1980 e da Copa do Mundo da Espanha em 1982.
Depois transferiu-se para a TV Record e, pouco tempo depois, foi apresentar o programa Show do Esporte, na TV Bandeirantes. O locutor foi um dos responsáveis por popularizar modalidades como vôlei, Fórmula Indy e jogos da associação norte-americana de basquete profissional. Na TV Bandeirantes, era o principal narrador. Cobriu os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, a Copa do Mundo da Alemanha em 2006, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Transformou a emissora em Canal do Esporte.
Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. A importância de Luciano do Valle foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei. Em 2013, Luciano do Valle completou 50 anos de carreira e recebeu muitas homenagem. Luciano do Valle se preparava para mais um Copa, a décima primeira da carreira, no Brasil. (Fonte/foto: Band News)
Sobre o autor
Escrever algo sobre você aqui!
0 comentários :
Postar um comentário