ASSUNÇÃO DE MARIA

Marcadores:
Semana repleta de emoções. Morreu nosso “Patch Adams, nossa Babá, nosso Capitain”: Robin Williams. “A Sociedade dos Poetas Mortos” ganha seu mais proeminente membro. Seus filmes educaram gerações inteiras. Faziam rir e chorar, com a mesma intensidade. Devia estar psicologicamente destruído. Gritando sem ninguém lhe ouvir. Buscou saída, onde saídas não mais havia. Cometeu suicídio.
O fato que chocou a semana, no entanto, foi o acidente de avião, que vitimou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quatro assessores e dois pilotos, na baixada santista, em São Paulo, na quarta feira dia 13.
Pernambuco chora. E não sem motivo. Eduardo foi seu governador por dois mandatos, se licenciando no segundo para concorrer a uma vaga na presidência, nessas eleições de 2014. Bandeiras a meio mastro em todo o estado de Pernambuco. Pernambuco chora.
Em Tabira, se ameaçou mudar a festa da Padroeira. Não se mudou. Continuamos a viver e “a lua continua a nascer”, como se expressou Augusto dos Anjos. Mas, em meio a tanta morte, quero lhes falar sobre a festa da Padroeira de Tabira, Nossa Senhora dos Remédios.
Nela tem de tudo. Barracas, bebidas, festas, bandas, missas, parque de diversões. E no parque? Roda gigante, símbolo de todo parque. Brinquedos antigos e brinquedos novos. A garotada, para aperreio dos pais, faz a festa. Minhas melhores memórias de infância tem por cenário a festa da Padroeira.
Em Tabira, essa Festa é a sua maior Festa. E mais antiga.
Mas, o que se comemora na Festa da Padroeira?
Nela, festejamos a Assunção de Maria, a mãe de Jesus.
A Assunção de Maria foi um Dogma (verdade de fé inquestionável) estabelecido pelo Papa Pio XII, em 1950. Nele, se diz que a mãe de Jesus, por não ter cometido em vida nenhum pecado, foi assunta (voz passiva do verbo ascender= subir) ao céu, de corpo e alma, sem passar pela morte. Jesus ascendeuao céu. Maria foi assunta ao céu.
A lógica é assim. Para a Igreja, a consequência imediata do pecado é a morte. Voltaire (glória da filosofia Iluminista do século XVIII), ironizava: “- Como, se Adão, depois do almoço criminoso, ainda viveu 960 anos? Mas para a Igreja, só morremos porque pecamos. Cristo não pecou, no entanto, assumiu nossos pecados. Por isso morreu. Morremos porque pecamos. Afirma a Igreja, em seu Dogma, que Maria não pecou. Por pecado entenda o leitor, em primeiro plano, sexo.Se Maria não pecou, ela não pode ter morrido. Se não seria uma “contradictio in terminis”. Uma contradição de termos, da Igreja.
Maria concebeu Jesus, sem pecado, sem sexo, sem mácula. É a festa da Imaculada Conceiçãoque festejamos no dia 08 de Dezembro. Sem mácula, sem pecado. E sem pecado, permaneceu por toda a vida. Sem pecado, lógico, sem morte.
Atente o leitor para o Dogma da Assunção. Maria está, há dois mil anos, de CORPO E ALMA no Paraíso. Com todas as necessidades corpóreas. Não morreu. A filosofia, lógico, ri desse Dogma. A ciência, óbvio, zomba dessa ideia ou desse mito.
O fato é que é isso que comemoramos hoje, dia 15 de Agosto. A Assunção de Maria,não pelo seu poder, mas pelo poder de Cristo, ao céu, sem passar pela morte.
Além dessa festa, que marcou minha infância e marca a infância de todos. Além de festejar a assunção de Maria ao céu. Eu comemoro, também, o aniversário de uma mulher que eu amo, sou apaixonado, há quase 30 anos. Edvânia de Lima Gomes: Edvânia de Edgar.
Parabéns, meu anjo! Meu anjo de verdade…
Feliz Festa da Padroeira para todos.
(Radar do Sertão)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blog Carlinhos Silva © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot