GENILDO SANTANA FALA SOBRE PRÉ-CONCEITO
Marcadores:
Noticias
PRÉ-CONCEITO = falar sem conhecer, julgar o que não se sabe. Diferencia de DIS-CRIMINAÇÃO. DIS-CRIMINAR é tornar crime. O povo negro foi PRÉ-CONCEITUADO e continua assim, embora a escravidão tenha acabado em 13 de Maio 1888. Além de pré-conceituado ele foi DIS-CRIMINADO. No Brasil Colônia e no Brasil Império era crime ser Negro.
Os brancos de hoje deveriam pedir perdão todos os dias ao povo negro pelo que os seus antepassados fizeram com os antepassados negros. Foi, é e será sempre uma vergonha na história do Brasil. Não só do Brasil, mas da América como um todo.
Esse PRÉ-CONCEITO continua firme nos dias atuais disfarçado em piadas, frases, lemas. Encontra-se no Luto pela morte de alguém, na situação “preta”, na ideia de Inferno Negro. Inferno nem existir, existe.
O que fizeram ao povo negro foi o mesmo que fizeram às mulheres, aos índios e fazem hoje com os homossexuais, salvaguardando as proporções de cada problema. Com todos houve e há PRÉ-CONCEITO e DIS-CRIMINAÇÃO. Em algum momento na história foi crime ser índio, ser mulher e hoje querem que seja crime ser homossexual.
A sociedade que tanto progrediu materialmente (é indubitável que estamos mais ricos do que há cem anos) não cresce espiritualmente. E quando digo ESPIRITUALMENTE nem falo de igreja e muito menos de Religião… elas não dão, necessariamente, espiritualidade a ninguém (vejo pessoas que frequentam as igrejas desde que nasceram e a impressão que se tem é que essas pessoas nunca ouviram falar de Jesus, nem de Deus).
Repito com Galileu Galilei (que, por sinal, foi uma vítima da Igreja Católica): “OU DEUS TÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM OU NÃO ESTÁ EM LUGAR NENHUM”. E Deus não está no coração de quem PRÉ-CONCEITUA E/OU DIS-CRIMINA. Sua oração na missa dominical envergonha e entristece o Criador.
Enojo-me quando vejo e ouço PRÉ-CONCEITOS. Seja com as mulheres, seja com os homossexuais, seja com os negros. Enojo-me quando vejo e ouço DIS-CRIMINAÇÃO. Idem, idem, idem.
Mas isso é o que se espera de uma sociedade MATERIALISTA, que só pensa no lucro, que ensina a seus filhos que o que importa é enricar. Nessa obsessão da riqueza muita gente já se matou, já perdeu a vida e já matou outros.
Não prego contra a riqueza. Mas prego que ela, por si mesma, não basta. Precisa de algo mais. Esse algo mais pode ser educação, cultura. Doi no meu ser quando vejo um rico besta metido a sabido sem de nada saber e achar que só porque tem dinheiro pode opinar. Um conselho de amigo: CALE-SE. VOCÊ SÓ TEM DINHEIRO, POR ISSO É TÃO POBRE.
Nada a comemorar no 13 de Maio. Meu amigo Nenem Patriota, de São José do Egito, poderia falar melhor do que eu. A Princesa Isabel só homologou uma luta de séculos. Palmas sim, para Castro Alves, Tobias Barreto, Joaquim Nabuco, Zumbi, Zé do Patrocínio e tantos outros.
Mas o PRÉ-CONCEITO e a DIS-CRIMINAÇÃO continuam na genética do nosso povo. Lamentavelmente, muitos negros, ainda hoje, são vítimas do PRÉ-CONCEITO e da DIS-CRIMINAÇÃO. Meu amigo Marcelo, BAIANO, que o diga. E este amigo é muito mais humano do que muito falso Cristão das nossas igrejas.
Tabira é, ainda, um celeiro de PRÉ-CONCEITO e DIS-CRIMINAÇÃO. TANTA MENTIRA NAS MISSAS DOMINICAIS. Perdão Deus, mas “ELES SABEM O QUE FAZEM”.
Na elaboração desse texto, lembrei de Elvira da Cachoeira. Mulher negra, mãe e avó de muitos amigos meus. Já na infância aprendi amar o povo negro, por causa da bondade de Elvira de Chato. Chato era seu esposo. Ainda sinto o sabor das castanhas que ela nos dava.
E lamento que ela também tenha sido uma vítima do PRÉ-CONCEITO e da DISCRIMINAÇÃO. Com POLÍTICA MENTIROSA, CRISTIANISMO HIPÓCRITA E EDUCAÇÃO FAZ DE CONTA uma pergunta se faz: onde vamos parar? Nem precisa ser Profeta, adivinho pra saber onde… lamentável, lamentável… mas Tabira ainda tem jeito. Breve, todos nós iremos comemorar mais um aniversário dela…. vamos levá-la mais a sério? Tô pedindo seriedade aos políticos: parece uma piada… TABIRA JÁ PRECISA DE UMA REVOLUÇÃO.
Sobre o autor
Escrever algo sobre você aqui!
0 comentários :
Postar um comentário