FLIST: Serra Talhada comemora aniversário com feira literária; confira a programação
Marcadores:
Serra Talhada
A Feira Literária de Serra Talhada – I Flist, será o marco inicial dos eventos literários de grande porte na Capital do Xaxado. A feira é uma ação que visa contribuir com o fortalecimento artístico e cultural, e oportunizou a ampliação da agenda de comemorações da emancipação política do município. A Flist inicia nesta quarta (6) e se estende até o sábado (9) com contação de histórias, apresentações circenses, lançamentos de livros, exposições palestras etc.
“Quando, em 1851, nossa cidade conquistou a emancipação, não foi pra ficar isolada, mas pra livre, conseguir voar cada vez mais para o topo da história, irmanada com todo Sertão do Pajeú, com os pés fincados nesta terra e a cabeça vadiando pelo universo. Estamos articulando a participação de colégios, faculdades e universidades da região e muita gente bacana que torce em favor de nossa cultura. A participação de todos os serratalhadenses na FLIST nos deixará contentes, pois precisamos que estejam conosco”, relatou o secretário de Cultura, Anildomá Williams.
PROGRAMAÇÃO – I FLIST
QUARTA FEIRA (6)
19h30 – Mesa de Abertura. Prosa de Escritor: A poesia e a literatura popular representada pelas novas gerações , pelo poeta Paulo Moura. Mediador: Miguel Leonardo.
20h30 – Prosa de escritor: A Serra do Teixeira e o Poder da palavra improvisada, com Ésio Rafael. Mediador Dierson Ribeiro.
Lançamento do livro As Filhas Lilith, de Ésio Rafael.
Lançamento do livro infanto-juvenil “O Galo que falava”, de Antônio Nunes.
21h30 – Apresentação do Coco Trupé de Arcoverde, no Palco Cultura Viva.
QUINTA FEIRA (07)
09h – Contação de História, no Circo Flist.
19h30 – Conversa de Escritor – 10 anos da Fliporto, com Eduardo Côrtes.
20h – Prosa de Escritor: Literatura Armorial e Regional: Origem e Distanciamento, com Raimundo Carrero. Mediador – Antônio Neto.
Lançamento do livro “O senhor agora vai mudar de corpo”, de Raimundo Carrero.
Lançamento do livro “Comercial: um clubei mortal – Relatos e Histórias do Primeiro Time do Sertão na Elite do Futebol Pernambucano”, de Paulo César Gomes, com a presença do autor do prefácio, o jornalista e escritor Lenivaldo Aragão (ex-Jornal do Commércio e Revista Placar).
21h30 – Apresentação da Orquestra Sanfônica Zé Dantas, no Palco Cultura Viva.
SEXTA FEIRA (8)
09h – Contação de História, no Circo Flist.
16h – Oficina de Literatura – “A Arte como Expressão Humana e o Amor como Objeto de Arte”, com o escritor Alessandro Palmeira.
19h30 – Prosa de Escritor : Literatura e comida: Comer palavras, comer significado, com Adriano Marcena.
Mediador: Karl Marx.
Lançamento do livro “Raspando o Tacho – Comida e Cangaço”, de Adriano Marcena, com prefácio de Xico Sá.
Lançamento do livro infanto-juvenil “O Gato Maracajá e a Onça Pintada”, de José Amaurílio de Sousa.
20h30 – Balé Popular de Afogados da Ingazeira, em ritmos pernambucanos.
21h – Apresentação musical – As Severinas – no Palco Cultura Viva.
DIA 09 – SÁBADO
15h – Apresentação da Cia. De Danças Filhos do Sol, de Iguaracy
Lançamento do livro Cor de Rosa, de Gean Farias. Com roda de conversa com o autor.
Performance de Dança – Rosa, de Daiane Nonato
Recital “Infância Rimada”, pelos alunos da APPTA.
19h30 – Palestra BNB: Linhas de Crédito para MPE, com Johne Klébio Vieira de Medeiros e Veruschka Bezerra de M. Barreto Campelo.
20h20 – Prosa de Escritor: Literatura e redes sociais: Palavras espalhadas pelo mundo, com Wellington de Melo. Mediadora: Zenóbia Melo.
Lançamento do livro “Pegadas de um sertanejo: Vida e memória de José Saturnino”, de Antônio Neto.
Lançamento dos livros “Padre Afonso: Um homem entre os Carvalhos, o meio ambiente e a igreja”, “As Lideranças católicas do Brasil” e “Paróquia de Nª Srª de Lourdes da Confraria do Bom Jesus dos martírios ao centenário da paróquia”, do Padre e Professor Alberto Rodrigues.
20h30 – MESA DE GLOSA com os poetas: Dedé Monteiro, Henrique Brandão, Gonga Monteiro, George Alves, André Santos, Dimas Feitosa, Genildo Almeida e Alexandre Morais, no Palco Cultura Viva.
21h – Apresentação do “Forrozão Clima da Terra”, no Palco Cultura Viva.
FEIRA DE LIVROS: Das 16 às 22 horas, estarão abertos os stands literários dos escritores e editoras.
ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.
CIRCO FLIST: Todos os dias, das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas, haverá shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CARTONERO : Todos os dias, das 14 às 17 horas, no Museu do Cangaço, haverá Oficina de Livros Artesanais de Baixo Custo, para escritores, artistas, moradores de comunidades carentes, coletores de material reciclado, etc. Realização: Movimento Mariposa Cartonera.
ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.
Sobre o autor
Escrever algo sobre você aqui!
0 comentários :
Postar um comentário